DIA DE SANTO AMARO (O VARRER DOS ARMÁRIOS)
- puramatematicaexpl
- 15 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Na ilha da Madeira celebram o dia de Santo Amaro (o varrer dos armários) de maneira festiva e cerimoniosa, colocando na mesa pratos idênticos ao do dia de Natal.

O varrer dos armários em especial é alegre e festivo, passa um pouco por toda a ilha da Madeira em algumas localidades o varrer dos armários é o dia dedicado a Santo Amaro, na Camacha, por tradição, é no dia de Santo Antão a 17 de Janeiro e em Câmara de Lobos, é celebrado no dia de São Sebastião a 20 de Janeiro.
Nesses dias juntam-se pequenos grupos de homens e mulheres a fim de percorrerem as casas dos familiares, vizinhos e amigos, para solfejar cânticos alusivos, acompanhados por instrumentos musicais.
Vão equipados de uma vassourinha e de uma pá, para varrer os armários e costumavam levar um saco destinado a arrecadar pequenas ofertas, geralmente bolos e doces.
Este costume serve, para estreitar laços de boa vizinhança e de convívio, assim os anfitriões mostram aos visitantes os presépios, que são desmanchadas nas casas após o santo celebrado em cada localidade enquanto os visitantes, em troca, deixam nas casas visitadas além das pagelas do santo, a vassoura ou a pá como presente, com a data do ano em curso.
O varrer dos armários é considerado como o encerramento das festividades natalinas.
Comments